Projetos de alunos de Comunicação Social são premiados no Intercom Nacional Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Projetos de alunos de Comunicação Social são premiados no Intercom Nacional

Publicado em: 11/09/2017

SÃO LUÍS – No ano de comemoração dos 40 anos do Congresso Brasileiro das Ciências da Comunicação – o Intercom – a delegação do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão conquistou um grande resultado na etapa Nacional, realizada entre os dias 4 a 9 deste mês, em Curitiba, capital paranaense: dos sete trabalhos finalistas, quatro trabalhos levaram troféus como melhores entre todas as regiões do Brasil.

Os trabalhos vencedores – todos da habilitação de Relações Públicas – foram a “Agência Experimental ‘Criando Elos’: uma campanha para o curso de Relações Públicas da UFMA”; “‘Criando Elos’: produção radiofônica na perspectiva das Relações Públicas”; “Guia Prático de Eventos Internos da UFMA”; e “Na dose certa: painel sobre o potencial empreendedor, cultural e gastronômico da cachaça artesanal”. Campeões na etapa Nordeste do Intercom, também foram finalistas no Paraná as pesquisas "Revista Institucional RP Alternativo: edição comemorativa sobre os 50 anos da Universidade Federal do Maranhão", também do curso de Relações Públicas; “Sintonia Cultural”, do curso de Jornalismo; e "Conheça seus Falsos Amigos", do curso de Rádio e TV.

Após ter três trabalhos premiados nas Exposições de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) nas etapas Nordeste e Nacional, junto com oito colegas de habilitação, a estudante do curso de Relações Públicas, Larissa Viveiros, ressaltou a importância da conquista para a valorização dos trabalhos nordestinos em comunicação. “Eu me sinto muito feliz pelos prêmios que a gente ganhou, por ter representado não somente o Maranhão, mas o Nordeste, provar que o nosso curso é sim um dos melhores do Brasil e que a nossas produções acadêmicas podem ir longe”, enfatizou.

Premiada no trabalho “Na dose certa: painel sobre o potencial empreendedor, cultural e gastronômico da cachaça artesanal” com Laila Campos, a discente Paloma França declarou ser muito satisfatório pesquisar algo inerente ao cotidiano social de sua terra natal. “Falar de cachaça artesanal no Maranhão é falar de cultura, gastronomia e economia. Portanto, me sinto realizada em abordar essa temática porque ao tratar sobre cachaça artesanal, não apenas difundo uma bebida, mas também propago singularidades do meu Estado”, pontuou.

Laila concorda com a mesma opinião e complementou mencionando sobre o impacto da temática no meio acadêmico. “As pessoas ainda associam o destilado da cana apenas à forma pejorativa e esquecem que existe o contexto histórico, as suas variações e as diversas possibilidades de exploração, como no campo empreendedor, gastronômico e cultural. Ganhar um prêmio por conta desse trabalho foi, além de um momento de muita alegria, um momento de reflexão sobre como podemos produzir conteúdo e fazer a diferença no lugar que ocupamos", declarou.

A coordenadora do curso de Comunicação Social da UFMA, Luiziane Saraiva, frisou a união e os esforços coletivos de alunos e professores para a produção e propagação das pesquisas acadêmicas da Universidade em Jornalismo, Rádio e TV e Relações Públicas. “Essa premiação é o resultado de um trabalho coletivo que envolve os discentes, docentes e o próprio curso. Especificamente como professora de Relações Públicas, digo que estamos focados em fazer a convergência academia-mercado, para que por meio de produtos concretos, esses futuros pesquisadores conheçam as duas vivências e se preparem como profissionais”, explanou.

Saiba mais

O trabalho para a difusão das pesquisas em comunicação por meio do projeto Mutirão Expocom já contabiliza seis anos no curso. Semeado no Núcleo de Estudos e Estratégias em Comunicação (NEEC) pela Linha de Pesquisa em Estratégias em Audiovisuais na Convergência (GPEAC), o projeto é atualmente é organizado pela professora Rose Ferreira e conta com a colaboração de todos os professores do curso de Comunicação da Cidade Universitária, no processo de seleção e envio dos projetos ao Expocom da etapa nordestina do Intercom.

Em 2016, a delegação maranhense empatou com a Universidade Federal do Ceará (UFC) em número de trabalhos premiados na etapa regional. Em 2017, a UFMA somou 24 trabalhos inscritos e 14 aprovados, com premiações em sete trabalhos, classificados para a etapa Nacional, em Curitiba. Os projetos e o empenho dos câmpus de São Luís e de Imperatriz têm aumentado o engajamento e o número de participações no Intercom a cada ano.

Trabalhos e equipes premiados

Agência Experimental "Criando Elos": uma campanha para o curso de Relações Públicas da UFMA - Ronnaldy Silva, Adriana Moraes, Kleo Souza, Larissa Viveiros, Dara Santos, Beatriz Abrantes, Laurilene de Oliveira e Madiciane Texeira.

“Criando Elos”: produção radiofônica na perspectiva das Relações Públicas - Ronnaldy Silva, Adriana Moraes, Kleo Souza, Larissa Viveiros, Dara Santos, Beatriz Abrantes, Laurilene de Oliveira e Madiciane Texeira.

Guia Prático de Eventos Internos da UFMA - Kleo Souza, Larissa Viveiros e Daniel Augusto.

Na dose certa: painel sobre o potencial empreendedor, cultural e gastronômico da cachaça artesanal - Paloma França e Laila Campos.



Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Fonte: ASCOM/UFMA
Última alteração em: 11/09/2017 11:41

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

17/11/2017

10:40

Cerimônia de abertura do SEMIC acontecerá nesta segunda-feira (20) Vem aí o maior evento científico da Universidade Federal do Maranhão. Estamos em contagem regressiva para o XXIX Seminário de Iniciação...

16/11/2017

10:26

UFMA aplicará a prova do Instituto Tecnológico de Aeronáutica pela primeira vez em São Luís SÃO LUÍS – A Universidade Federal do Maranhão é uma das instituições que aplicarão a prova do processo seletivo do...

14/11/2017

16:00

Resultado do Edital de monitores para o Semic 2017 A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação divulga resultado do Edital de seleção de monitores do SEMIC 2017. Os monitores...

14/11/2017

15:00

Workshop Internacional debaterá Síndrome Congênita do Zika Vírus Nos dias 22 e 23 de novembro, a Cidade Universitária Dom Delgado recebe especialistas do Brasil e de outros países...

13/11/2017

17:37

Atenção, participantes do SEMIC! Confira a relação das apresentações, oral e pôster, do XXIX Seminário de Iniciação Científica que será realizado no período de...
Fim do conteúdo da sessão