Projeto "UFMA Sustentável" articula substituição de lâmpadas fluorescentes por LED em prédios da Universidade Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Projeto "UFMA Sustentável" articula substituição de lâmpadas fluorescentes por LED em prédios da Universidade

Publicado em: 11/08/2017

SÃO LUÍS - A vice-reitoria da Universidade Federal do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de Campus (Precam) e a 3E Engenharia garantiram recursos para a contemplação da UFMA na chamada pública de projetos da Companhia Energética do Maranhão (Cemar)– CPP 001/2016.

Por meio de um relatório diagnóstico energético, foi detectada a necessidade de introdução de novas tecnologias mais eficientes nas instalações da instituição e melhoria do consumo energético, visto que há possibilidades reais de redução do consumo de energia elétrica na Instituição. Segundo a administração da Universidade, o consumo de energia ultrapassa o valor de um milhão de reais mensalmente.

As ações de eficiência energética nas dependências da Ufma, articuladas por meio do Programa “UFMA Sustentável”, visam melhorias nos sistemas de iluminação, propondo a inserção de tecnologia LED onde atualmente são utilizadas lâmpadas fluorescentes tubulares e de descarga. Inicialmente as lâmpadas dos prédios Complexo Pedagógico Paulo Freire e Hospital Universitário serão substituídas por lâmpadas LED, garantindo êxito na execução de um dos vários objetivos do Programa “UFMA Sustentável”, instrumento de planejamento que visa instituir práticas de sustentabilidade, gestão de resíduos, arquitetura verde, eficiência energética, qualidade de vida e otimização de gastos públicos na Universidade.

Na oportunidade, o professor Fernando Carvalho, vice-reitor da UFMA destacou a importância da ação que será coordenada pela Prefeitura de Campus da Ufma. “O programa “UFMA Sustentável” participa ativamente na orientação e gestão de sustentabilidade na Universidade, servindo de articulador na garantia de eficiência energética e otimização do gasto público.”.

A PRECAM/UFMA forneceu dados para o pré-diagnóstico e se encarregará de administrar todo o processo de substituição das lâmpadas, reforçando a articulação interinstitucional do Programa “UFMA Sustentável”.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: Vice-reitoria
Última alteração em: 11/08/2017 11:15

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão