Alunos de Medicina criam aplicativo que auxilia mulheres em primeira gestação Ir direto para menu de acessibilidade.

Alunos de Medicina criam aplicativo que auxilia mulheres em primeira gestação

Publicado em: 14/07/2017

SÃO LUÍS - Alunos do curso de Medicina do Câmpus do Bacanga da Universidade Federal do Maranhão desenvolveram um aplicativo que auxiliam as “mães de primeira viagem”, a respeito das principais mudanças que ocorrem no corpo durante a primeira gestação. O projeto, intitulado como Minha Primeira Gravidez, é liderado por dezesseis alunos do quinto período, com orientações da professora do curso, Maria do Carmo Lacerda Barbosa.

Segundo o aluno José Mendes, o aplicativo é um guia rápido que acompanha a gravidez a cada semana, e traz informações simples, revisadas e de fácil compreensão. “A gestante pode se informar e evitar consultas desnecessárias, ou aquele desespero quando algum sintoma surge. É importante dizer que o aplicativo não substitui as consultas de rotina que a mulher deve fazer”, ressaltou.

O aplicativo é fruto da disciplina Eixo Integrador, que agrega todas as outras disciplinas do curso. Nela, os alunos avaliam um problema da sociedade e se propõem a contribuir de alguma maneira, a fim de resolvê-lo ou amenizá-lo. Os alunos contam com a orientação de professor facilitador para guiá-los no decorrer do projeto.

Os discentes já desenvolviam atividades com as gestantes, aplicando dinâmicas para orientá-las sobre as técnicas de amamentação e como dar banho no bebê, e perceberam que as informações não eram suficientes: as mães continuavam com algumas dúvidas, como os sintomas que vão sentir em cada mês da gestação ou o desconforto com o ganho de peso. Então surgiu a ideia de desenvolver um aplicativo que abordasse as principais dúvidas de uma primeira gravidez.

O app Minha Primeira Gravidez está disponível para celulares com sistema Android e tem informações cientificamente comprovadas, com linguagem popular, “para que as gestantes possam sanar suas dúvidas e ter maior tranquilidade durante o período”, como afirma Mendes.

Fonte: ASCOM/UFMA
Última alteração em: 14/07/2017 10:17