Alunos de Medicina criam aplicativo que auxilia mulheres em primeira gestação Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Alunos de Medicina criam aplicativo que auxilia mulheres em primeira gestação

Publicado em: 14/07/2017

SÃO LUÍS - Alunos do curso de Medicina do Câmpus do Bacanga da Universidade Federal do Maranhão desenvolveram um aplicativo que auxiliam as “mães de primeira viagem”, a respeito das principais mudanças que ocorrem no corpo durante a primeira gestação. O projeto, intitulado como Minha Primeira Gravidez, é liderado por dezesseis alunos do quinto período, com orientações da professora do curso, Maria do Carmo Lacerda Barbosa.

Segundo o aluno José Mendes, o aplicativo é um guia rápido que acompanha a gravidez a cada semana, e traz informações simples, revisadas e de fácil compreensão. “A gestante pode se informar e evitar consultas desnecessárias, ou aquele desespero quando algum sintoma surge. É importante dizer que o aplicativo não substitui as consultas de rotina que a mulher deve fazer”, ressaltou.

O aplicativo é fruto da disciplina Eixo Integrador, que agrega todas as outras disciplinas do curso. Nela, os alunos avaliam um problema da sociedade e se propõem a contribuir de alguma maneira, a fim de resolvê-lo ou amenizá-lo. Os alunos contam com a orientação de professor facilitador para guiá-los no decorrer do projeto.

Os discentes já desenvolviam atividades com as gestantes, aplicando dinâmicas para orientá-las sobre as técnicas de amamentação e como dar banho no bebê, e perceberam que as informações não eram suficientes: as mães continuavam com algumas dúvidas, como os sintomas que vão sentir em cada mês da gestação ou o desconforto com o ganho de peso. Então surgiu a ideia de desenvolver um aplicativo que abordasse as principais dúvidas de uma primeira gravidez.

O app Minha Primeira Gravidez está disponível para celulares com sistema Android e tem informações cientificamente comprovadas, com linguagem popular, “para que as gestantes possam sanar suas dúvidas e ter maior tranquilidade durante o período”, como afirma Mendes.



Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: ASCOM/UFMA
Última alteração em: 14/07/2017 10:17

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão