Revista Portal da Ciência destaca pesquisas em diversas áreas do conhecimento Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Revista Portal da Ciência destaca pesquisas em diversas áreas do conhecimento

Publicado em: 13/07/2017

SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão lançou, por meio da Assessoria de Comunicação – ASCOM, o novo número da revista Portal da Ciência. A edição em versão online traz, em 48 páginas, reportagens sobre doze pesquisas desenvolvidas na UFMA em diversas áreas do conhecimento, com base nos trabalhos de alunos e professores de diferentes câmpus.  

A publicação, segundo o assessor de comunicação, Fernando Oliveira, é mais um instrumento desta gestão para dar visibilidade à produção dos pesquisadores da UFMA. “O fortalecimento da pesquisa na universidade passa, também, pela divulgação do trabalho científico. A revista volta a circular com a proposta de ser um canal para mostrar o que a academia tem produzido em benefício da sociedade”, explicou.

Um exemplo é o importante projeto de energia alternativa que há nove anos beneficia os moradores da Ilha dos Lençóis, em Cururupu. O sistema híbrido eólico-solar é o único em operação contínua no Brasil.

O leitor encontrará ainda reportagem sobre o projeto Jumper, desenvolvido pelo grupo de pesquisa Tecnologia e Narrativas Digitais do Laboratório de Convergência de Mídias da UFMA (Labcom). O estudo explora novas tecnologias na distribuição de conteúdo jornalístico.

Outra iniciativa em destaque é o projeto desenvolvido por docentes da UFMA em parceria com pesquisadores da Universidade do Porto (Portugal), que busca tornar alguns remédios mais solúveis e aceitáveis para o organismo humano, podendo beneficiar principalmente pacientes com hipertensão, diabetes e que apresentem problemas cardíacos.

Esta edição traz também: projeto dos professores do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, que avalia fatores de risco durante o parto prematuro; estudo dos docentes do departamento de Educação Física sobre a influência da genética em habilidades de jogadores de futebol; pesquisa do Grupo de Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade nas práticas educativas da UFMA (Gesepe), que faz uma análise das bases conceituais dos estudos de gênero e sexualidade.

Leia aqui a Revista Portal da Ciência


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: ASCOM/UFMA
Última alteração em: 13/07/2017 10:10

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão