Workshop apresenta oportunidades internacionais para Fundações de Amparo à Pesquisa Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Workshop apresenta oportunidades internacionais para Fundações de Amparo à Pesquisa

Publicado em: 18/05/2017

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) realizou na tarde desta quarta-feira, dia 17, um Workshop destinado a repassar informações e orientações sobre as diversas cooperações internacionais para representantes das Fundações executarem suas parcerias, dentre elas, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). O workshop foi realizado no Hotel Real Classic, em Aracaju, antecedendo o Fórum do Confap que se inicia nesta quinta-feira, dia 18.

O workshop foi aberto pela presidente do Confap, Maria Zaira Turchi, que também preside a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Ela ressaltou a importância das parcerias internacionais do Confap para o desenvolvimento de chamadas e abertura de oportunidades aos pesquisadores brasileiros e, também, no processo de internacionalização da pesquisa desenvolvida no Brasil.

Os trabalhos foram iniciados com a participação italiana. Sob coordenação do conselheiro Científico da Embaixada da Itália, Roberto Bruno, foi apresentada a política de cooperação acadêmica e científica da Itália no Brasil. Roberto Bruno ressaltou a presença da participação italiana no País, incluindo o registro de cidadãos italianos dentro das universidades e instituições de pesquisa e sua contribuição para o desenvolvimento da ciência no Brasil. Ele reforçou a necessidade da promoção das oportunidades de cooperação com a Itália e das potencialidades de acordos dentro dos quadros de cooperação.

workshop-internacional-confap-aracaju-02-640x360

Roberto Bruno, representante da Itália.

Em seguida, foram apresentadas oportunidades de cooperação com o Reino Unido, por meio do Fundo Newton, sob a coordenação da gerente do projeto pelo British Council, Camila Almeida. Ela ressaltou as oportunidades abertas, sobretudo do Researcher Connect, Researcher Links e Institutional Links, e principalmente sobre a necessidade do pesquisador encontrar parceiros britânicos, a exemplo dos classificados disponibilizados pela plataforma Universities UK.

workshop-internacional-confap-aracaju-03-640x360

Camila Almeida, do British Council.

A assessora internacional do Confap para a União Europeia, Elisa Natola, deu sequência às apresentações, destacando as parcerias com os países membros do bloco. Ela ressaltou a cooperação com o Conselho Europeu de Pesquisa (European Research Council – ERC) e o acordo com as universidades italianas, que em breve resultará em uma chamada para pesquisa conjunta entre pesquisadores dos dois países. Também apresentou outras oportunidades que têm sido trabalhadas juntos às FAPs, como o JPI Water, os projetos INCOBRA, CEBRABIC e as Bolsas Individuais Marie Curie (MSCA Individual Fellowships).

workshop-internacional-confap-aracaju-06-640x360

Elisa Natola, da assessoria internacional do Confap.

Dando sequência, a assessora internacional do Confap, Flávia Cerqueira, apresentou o status dos projetos em parceria com a Fundação Bill & Melinda Gates, que possui uma chamada em parceria com as Fundações; também da execução do Fundo Newton; e, ainda, com o INRIA-CNRS, da França. Outras discussões a respeito das parcerias internacionais deverão ser continuadas durante o Fórum do Confap, que será realizado nesta quinta e sexta-feira, dias 18 e 19 de maio, em Aracaju (SE).

workshop-internacional-confap-aracaju-07-640x360

Flávia Cerqueira, da assessoria internacional do Confap.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: FAPEMA
Última alteração em: 18/05/2017 14:00

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão