Pesquisa caracteriza violência cometida contra gestantes em São Luís Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Pesquisa caracteriza violência cometida contra gestantes em São Luís

Publicado em: 26/04/2017

O número de mulheres que sofrem violência física ou psicológica durante a gravidez é grande, segundo estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão, Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família e Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP.

Entrevistas feitas com 1446 gestantes, de gravidez única em idade gestacional de 22 a 25 semanas, atendidas em unidades de saúde e serviços de ultrassonografia da rede pública e privada mostraram que a violência esteve presente durante a gestação de 49,65% mulheres, sendo a violência psicológica a mais frequente.

Já os casos de violência sexual corresponderam a 11,29% das gestantes em estudo. O atual marido/companheiro/namorado foi apontado como autor da agressão na maioria das ocorrências.

O estudo “Violência na gravidez: caracterização de casos em São Luís (MA) no ano de 2010”, realizado pelos pesquisadores Lia Cardoso de Aguiar, Luciana Albuquerque de Oliveira, Marco Antonio Barbieri e Rosangela Batista Lucena Fernandes, teve como objetivo caracterizar a violência cometida contra gestantes, na cidade de São Luís, Maranhão.

Além de identificar os tipos de violência sofrida pelas gestantes, o estudo ainda atestou o despreparo dos profissionais em identificar estes casos, o que torna o problema ainda mais grave.

De acordo com os pesquisadores, há uma necessidade de sensibilização e capacitação profissional para identificar e agir diante dos pequenos sinais implícitos nas palavras das mulheres violentadas.

A violência contra mulher é um problema de saúde pública e apesar dos direitos garantidos e suporte jurídico representado principalmente pela Lei Maria da Penha, o número de mulheres vítimas de violência ainda é significativo, incluindo neste quantitativo, mulheres grávidas.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: FAPEMA
Última alteração em: 26/04/2017 09:55

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão