Dia D de Segurança na UFMA acontece nessa quarta, 26, em São Luís e no continente Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Dia D de Segurança na UFMA acontece nessa quarta, 26, em São Luís e no continente

Publicado em: 26/04/2017

SÃO LUÍS - Com o objetivo de reunir a comunidade universitária — professores, técnicos administrativos e alunos — para discutir propostas do plano de segurança e enfrentamento à violência, a Comissão de Segurança da Universidade Federal do Maranhão instituiu o dia D de Segurança da UFMA. A primeira etapa da mobilização ocorrerá nesta quarta-feira, 26, em todos os centros acadêmicos do câmpus de São Luís e do continente.

A Comissão foi formada pelo Conselho Universitário (CONSUN) em agosto do ano passado e, desde então, se mobiliza para a construção coletiva de um Plano de Segurança.  O enfrentamento à violência é uma ação participativa que envolve toda a comunidade para que fatos que atentem contra a segurança não se banalizem nos câmpus universitários.  

Segundo o pró-reitor de Assistência Estudantil, João de Deus Mendes da Silva, a mobilização é uma iniciativa para assegurar a implantação de medidas efetivas no combate à violência. “A Universidade está atenta aos últimos acontecimentos e se dispõe a contribuir para a proteção à vida e garantia dos direitos individuais”, afirmou.

Aristóteles Lima, aluno do curso de Direito e membro da Comissão, explicou que a mobilização ocorrerá em duas etapas. O primeiro momento será constituído pela apresentação do Plano Diretor a cada Centro Acadêmico do continente e do câmpus São Luís. Cada setor fomentará a discussão com alunos, professores, servidores e terceirizados.

O Plano Diretor possui 32 propostas, entre elas a ampliação do policiamento ostensivo e de caráter preventivo por parte da Polícia Militar. No segundo momento da mobilização, em data ainda a ser definida, as medidas serão discutidas e apresentadas à comunidade acadêmica e entorno. “As atividades serão voltadas para as questões de segurança, estratégia de defesa, prevenção e conscientização. A intenção é envolver também a população do Bacanga, os estudantes, professores e servidores de forma democrática”, completou o estudante.

A comissão trabalha com medidas a curto, médio e longo prazo. “A proposta a curto prazo já prevista é a execução plena do convênio com a Polícia Militar; a médio prazo são os projetos de extensão que envolvam a comunidade circunvizinha; e a longo prazo, o que depende da liberação de recursos para a universidade, é a abertura de licitações que contemplem obras e serviços voltados para a segurança”, detalhou.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: ASCOM/UFMA
Última alteração em: 26/04/2017 09:53

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão