UFMA abre questionário para avaliação institucional Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

UFMA abre questionário para avaliação institucional

Participação da comunidade acadêmica é fundamental e pode garantir melhorias para a universidade.

Publicado em: 26/01/2017

SÃO LUÍS - Está aberto de 24 de janeiro a 24 de fevereiro o questionário de avaliação institucional promovido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFMA.

Criada em 2004, a CPA foi instituída em conjunto com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Trata-se de uma comissão independente, responsável pela autoavaliação institucional. É ela que registra como a comunidade acadêmica avalia a instituição em que está inserida. Cabe à comissão elaborar instrumentos avaliativos, aplicá-los, organizar e tabular os dados, além de elaborar o relatório final para enviar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-Inep.

Por força de lei, essa avaliação deve ser feita em 10 dimensões, e deve englobar desde a comunicação com a sociedade às questões relacionadas à graduação, pós-graduação, extensão, infraestrutura e aos cursos especiais ligados à assessoria de interiorização.

Este ano, a avaliação traz alguns diferenciais, como o uso de 41 instrumentos avaliativos contra 8 do ano anterior, e a inclusão do Colégio Universitário-Colun, ouvindo assim os alunos dos ensinos médio e técnico.

Ao todo, são 115 perguntas, 114 fechadas (com quatro opções: muito bom, bom, regular ou ruim) e 1 aberta (para que a pessoa escreva algo em que não se sentiu contemplada). Este ano, a avaliação será feita de maneira personalizada para cada segmento e unidade da instituição. “Há instrumentos específicos para discentes, docentes, técnicos e para cada unidade acadêmica. Nós procuramos trabalhar considerando as peculiaridades de cada centro”, esclareceu o presidente da CPA, Francisco Moreira.

Os resultados serão discutidos com as pró-reitorias, as diretorias e depois enviados às coordenações de curso, para que todos saibam como estão sendo avaliados. De acordo com Francisco Moreira, a CPA aguarda autorização do SIPAC para enviar também os resultados via memorando eletrônico.

A avaliação é feita por meio do SIGAA ou qualquer sistema da universidade (SIPAC, SIGRH, no caso dos técnicos que não têm acesso ao SIGAA), uma vez por ano. O relatório final deve ser enviado até o dia 31 de março para o Inep. Apesar de não ser obrigatória, é fundamental a participação da comunidade acadêmica, pois o relatório vai para o Ministério da Educação e é convertido em melhorias para a própria universidade. A expectativa é que este ano a participação supere os 17% do ano anterior.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: ASCOM/UFMA
Última alteração em: 26/01/2017 11:45

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão