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UFMA abre questionário para avaliação institucional

Participação da comunidade acadêmica é fundamental e pode garantir melhorias para a universidade.

Publicado em: 26/01/2017

SÃO LUÍS - Está aberto de 24 de janeiro a 24 de fevereiro o questionário de avaliação institucional promovido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFMA.

Criada em 2004, a CPA foi instituída em conjunto com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Trata-se de uma comissão independente, responsável pela autoavaliação institucional. É ela que registra como a comunidade acadêmica avalia a instituição em que está inserida. Cabe à comissão elaborar instrumentos avaliativos, aplicá-los, organizar e tabular os dados, além de elaborar o relatório final para enviar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-Inep.

Por força de lei, essa avaliação deve ser feita em 10 dimensões, e deve englobar desde a comunicação com a sociedade às questões relacionadas à graduação, pós-graduação, extensão, infraestrutura e aos cursos especiais ligados à assessoria de interiorização.

Este ano, a avaliação traz alguns diferenciais, como o uso de 41 instrumentos avaliativos contra 8 do ano anterior, e a inclusão do Colégio Universitário-Colun, ouvindo assim os alunos dos ensinos médio e técnico.

Ao todo, são 115 perguntas, 114 fechadas (com quatro opções: muito bom, bom, regular ou ruim) e 1 aberta (para que a pessoa escreva algo em que não se sentiu contemplada). Este ano, a avaliação será feita de maneira personalizada para cada segmento e unidade da instituição. “Há instrumentos específicos para discentes, docentes, técnicos e para cada unidade acadêmica. Nós procuramos trabalhar considerando as peculiaridades de cada centro”, esclareceu o presidente da CPA, Francisco Moreira.

Os resultados serão discutidos com as pró-reitorias, as diretorias e depois enviados às coordenações de curso, para que todos saibam como estão sendo avaliados. De acordo com Francisco Moreira, a CPA aguarda autorização do SIPAC para enviar também os resultados via memorando eletrônico.

A avaliação é feita por meio do SIGAA ou qualquer sistema da universidade (SIPAC, SIGRH, no caso dos técnicos que não têm acesso ao SIGAA), uma vez por ano. O relatório final deve ser enviado até o dia 31 de março para o Inep. Apesar de não ser obrigatória, é fundamental a participação da comunidade acadêmica, pois o relatório vai para o Ministério da Educação e é convertido em melhorias para a própria universidade. A expectativa é que este ano a participação supere os 17% do ano anterior.


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Fonte: ASCOM/UFMA
Última alteração em: 26/01/2017 11:45

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