Cortes ameaçam pesquisa científica no Brasil Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Cortes ameaçam pesquisa científica no Brasil

Publicado em: 17/01/2017

Pesquisadores de todo o País que dependem de bolsas da CAPES e do CNPq podem ter a continuidade de seus trabalhos comprometida com o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2017, aprovado pelo Congresso Nacional.

Em nota de protesto, divulgada em 30 de dezembro de 2016, diversas entidades que representam comunidades acadêmicas, científicas, tecnológicas e de inovação no Brasil denunciaram como, por meio da LOA 2017, os recursos voltados para a área de pesquisa científica no País correm o risco de desaparecer.
Isto porque o investimento, antes assegurado pela fonte 100, com pagamento garantido pelo Tesouro Nacional, foi transferido para a fonte 900, sem fonte assegurada, passando a assumir o status de “recursos condicionados” de acordo com manual orçamentário.

“Essa alteração foi uma violência praticada contra a ciência. Para se ter uma ideia, isso significa que um montante maior que o orçamento do CNPq deixa de estar assegurado”, critica Helena Nader, presidenta da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), uma das entidades que assina a nota de protesto.

Na prática, bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado poderão não mais existir. “Afinal, quem vai pagar? É muito dinheiro, quase 40% do orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação”, diz.

Com a mudança, o dano financeiro, isto é, a verba pendente de confirmação (fonte 900) para a área de pesquisa científica será de R$ 1,712 bilhão, o equivalente a 89,24% da verba prevista inicialmente. Apenas R$ 206,698 milhões estão previstos com pagamento direto via Tesouro Nacional em 2017.
“É um investimento que já estava muito aquém para tornar o Brasil, de fato, um player mundial, com capacidade de fomentar inovação e tecnologia a favor do desenvolvimento social e econômico. Com essa alteração, o quadro só piorou”, lamenta Helena.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: Carta Educação
Última alteração em: 17/01/2017 11:57

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão