UFMA lança DINTER em Filosofia em parceria com a UERJ Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

UFMA lança DINTER em Filosofia em parceria com a UERJ

Publicado em: 06/01/2017

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), recentemente, teve projeto de Doutorado Interinstitucional de Filosofia aprovado junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O curso tem como objetivo qualificar docentes da UFMA na área de Filosofia e afins e será realizado em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

O doutorado tem área de concentração em Filosofia Moderna e Contemporânea, com linhas de pesquisa em, Teoria do Conhecimento e Filosofia das Ciências; Metafísica e Filosofia da natureza; Ética e Filosofia Política; e Estética e Filosofia da Arte. O lançameto do edital está previsto para o final do mês de janeiro. No total, serão ofertadas 24 (vinte e quatro) vagas, destinadas a docentes efetivos da UFMA com título de mestrado na área de Filosofia e afins. 

Para o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFMA, professor Fernando Carvalho Silva, essa é mais uma oportunidade de qualificação para os docentes. "Haverá qualificação dos docentes da área de filosofia e afins, e será voltado principalmente para os nossos docentes dos campi do continente", ressalta. 

Saiba +

O candidato deverá elaborar um Projeto de Tese, com justificativa que demarque bem sua vinculação a uma das Linhas de Pesquisa do PPGFIL/UERJ. Normalmente, um Projeto de Tese contém: 1) Título; 2) Objetivo; 3) Justificativa; 4) Delimitação do Problema; 5) Metodologia; 6) Plano do Trabalho; 7) Referências Bibliográficas. Em geral, os Projetos são especificados nas seguintes orientações: máximo de 15 (quinze) páginas, fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinhas 1,5 e margens 2,5 (superior e inferior) e 3,0 (esquerda e direita) em formato A4.

Os exames ao Curso de Doutorado do PPGFIL-UERJ costumam incluir prova de proficiência em duas das seguintes Línguas Estrangeiras: italiano, francês, inglês e alemão. O Edital também disporá sobre os casos de isenção para esses exames de proficiência lingüística. Deve-se observar que somente farão as provas de línguas os candidatos que forem aprovados na análise do currículo e, sobretudo, na avaliação do Projeto de Tese.

De acordo com o coordenador do DINTER, Professor Aldir Carvalho Filho ao elaborar o Projeto de Pesquisa, seria conveniente examinar os currículos lattes dos professores orientadores, a fim de verificar quais trajetórias e publicações estão mais próximas dos interesses de pesquisa do candidato. "Não adianta propor um Projeto que não seja viável por não poder ser orientado por nenhum dos professores do Programa. De todo modo, o Projeto é, acredita-se, o elemento mais decisivo para a seleção. Mas não se deve esquecer que as provas de línguas costumam ser eliminatórias, e mesmo um bom Projeto pode não ser suficiente", conclui.

Em caso de dúvidas iniciais, entre em contato com o coordenador operacional do programa, Prof. Dr. Aldir Carvalho Filho (DEFIL/UFMA), pelo e-mail aldir@ufma.br. Assim que o Edital for lançado, será feita uma reunião com todos os docentes interessados visando maiores esclarecimentos. 


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: Núcleo de Comunicação da PPPGI
Última alteração em: 06/01/2017 15:37

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão