Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aborda a relação entre ciência e alimentos Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aborda a relação entre ciência e alimentos

A palestra com o tema Ciência alimentando o Brasil foi ministrada pela professora Departamento de Tecnologia Química, Glória Bandeira

Publicado em: 19/10/2016

SÃO LUÍS – Em comemoração a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (CNCT/2026), o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) da Universidade Federal do Maranhão realizou nesta segunda-feira, 17, a conferência com o tema “Ciência alimentando o Brasil”. Esta conferência foi ministrada pela professora do Departamento de Tecnologia Química, Glória Bandeira.

Durante a comemoração da SNCT/2016, na UFMA, serão abordados dois temas distintos indicados pelas coordenadoras do evento – “Ciência e qualidade alimentar: alternativas e implicações sociais”, proposto pela professora do BICT, Janyeid Karla Castro Sousa e “Desvendando os mistérios dos alimentos”, também sugerido pela professora do mesmo curso, Maira Silvia Ferreira.

De acordo com Janyeid Karla Castro Sousa, o tema proposto por ela é para pensar o círculo alimentar, desde a sua produção, distribuição, até o consumo. “Ciência e qualidade alimentar: alternativas e implicações sociais é uma reflexão de como a ciência pode interferir ou contribuir na qualidade e na segurança alimentar, referindo-se a toda cadeia produtiva, e quais as implicações sociais que se tem a respeito dessa interferência da ciência, principalmente do modo positivo”, explicou.

Para ela é importante continuar para a disseminação e a popularização tanto da ciência quanto da tecnologia aqui no Maranhão, porque a sociedade deve entender que a ciência não é propriedade da academia, mas sim está aberta para todos que se propõem a conhecê-la.

Já a professora Maira Silvia Ferreira diz que a sua proposta é trabalhar a química dos alimentos, voltados para acadêmicos e alunos da educação básica e ensiná-los a entender as informações alimentares. “Desvendando os mistérios dos alimentos é a proposta que vai mostrar para as pessoas o que de química tem nos alimentos e saber qual a ciência que tem por detrás dos alimentos que consumimos. Isso vai desde fertilizante, agrotóxico, ou qualquer tipo de informação relacionada a química”, contou.

A pesquisadora ainda informa que o projeto vai levar os alunos para os laboratórios e fazer alguns experimentos com alimentos para determinar, por exemplo, a vitamina C, a quantidade de ferro, e saber como é que os alimentos podem ser usados como indicadores químicos. “Toda a química em relação aos alimentos vai ser feita nessas oficinas”, enfatizou.

Durante a conferência, a professora do Departamento de Tecnologia Química, Gloria Almeida Bandeira, abordou vários assuntos como a sustentabilidade de alimentos, métodos de análises de alimentos, ciência e tecnologia de alimentos, e outros assuntos que possam esclarecer o tema proposto.

Para ela, deve-se ter uma reflexão sobre a distribuição, consumo e qualidade dos alimentos para o futuro deste planeta. “Até 2050 vamos ter mais de 9 bilhões de pessoas no planeta. Então é hora de começarmos a pensar como alimentar essas pessoas tanto com alimentos da natureza, quanto com alimentos processados”, alertou.

Bandeira também alerta para o consumo de água. “É muito importante que as pessoas tenham cuidado com a natureza e a noção dos recursos hídricos que são utilizados nas plantações. 72% da nossa água utilizada no Brasil vão para irrigação”, afirmou.

Segundo o aluno do curso de Química, Jailson Matos Sodré, a importância do evento solidifica em fazer a relação da prática com a teoria. “Em busca da experiência, saberes, conhecimentos, teoria e prática, são elementos que precisam estar relacionados para que possamos ter instrumentos de análise no sentido de alcançar a evolução”, disse.

O objetivo do evento é aproximar da população a Ciência e a Tecnologia, através de linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

A semana de ciência e tecnologia vai até sexta-feira. No decorrer do evento na UFMA serão abordados diferentes temas científicos, com relação à qualidade e os mistérios do alimento, através de mesas-redondas, palestras, oficinas, visita aos laboratórios e outras atividades.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: ASCOM/UFMA
Última alteração em: 19/10/2016 12:31

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão