Caracterização de polímeros e materiais cerâmicos por análise térmica é tema de minicurso no CCET Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Caracterização de polímeros e materiais cerâmicos por análise térmica é tema de minicurso no CCET

Publicado em: 19/10/2016

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPGI), em parceria com a NETZSCH do Brasil, ofertou nesta quarta-feira (19) no auditório de Pós-Graduação do CCET, o minicurso " Caracterização de polímeros e materiais cerâmicos por análise térmica" para docentes, pesquisadores e estudantes da área de Química. O evento teve início às 09h:00 e contou com a participação de aproximadamente cinquenta (50) pessoas.

Objetivando a difusão dos centros de pesquisa, o curso vem através de representantes da NETZSCH, mostrar as empresas tecnológicas e de desenvolvimento de energia que trabalham no mercado de materiais cerâmicos e caracterização de polímeros.

O minicurso foi ministrado pelo alemão Ekkehard Füglein. O professor Füglein, que prefere ser chamado por "Ekke", é graduado na Julius Maximilians University Würzburg, membro da Sociedade Germânica de Cerâmica (DKG), da Sociedade Germânica de Química (GDCh), da Sociedade de Análises Térmicas dos Países de Língua Germanica (GEFTA), da Sociedade Suíça de Análises Térmicas e Calorimetria (STK), e da Confederação Internacional de Análises Térmicas e Calorimetria (ICTAC). O docente também é conferencista na Faculdade de Química Aplicada, localizada na Alemanha, e no Instituto de Materiais Cerâmicos (IMC) da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

O vice-reitor e pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação da UFMA, Fernando Carvalho Silva, agradeceu a participação do professor Füglein da Universidade e destacou sobre a importância da disseminação do conteúdo do curso. "Fico muito feliz em receber o Grupo NETZSCH na nossa instituição. O minicurso além de construir conhecimento, permite que diversos profissionais do ramo troquem experiências e ajudem nesse processo de "descoberta de atividade". O treinamento irá mostrar as principais inovações da área de materiais cerâmicos, como também, as técnicas utilizadas no mercado", ressalta. 

Conheça a NETZSCH do Brasil.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: Núcleo de Comunicação da PPPGI
Última alteração em: 19/10/2016 12:36

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão