Campanha "Adote seu Copo, tenha uma atitude consciente!" Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Campanha "Adote seu Copo, tenha uma atitude consciente!"

Publicado em: 16/11/2016

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação lançou na terça-feira (11.10) a Campanha “Adote seu Copo, tenha uma atitude consciente!”. A campanha foi idealizada  por um membro da comissão do programa 8s, Marco Antonio Moucherek, durante a aplicação do programa na PPPGI. A ideia é que cada servidor, colaborador e/ou estagiário traga o seu recipiente de casa para uso durante o expediente. A iniciativa visa evitar o acúmulo de resíduos sólidos no meio ambiente e a redução de recursos financeiros gastos com a aquisição de copos descartáveis.

Segundo pesquisas, o plástico é o resíduo sólido urbano menos reciclado em todo o mundo. No Brasil, o índice de reciclagem não passa de 20%. Dados do Programa Ambiental da ONU mostram que os produtos plásticos, como garrafas, sacos, embalagens de comida, copos e talheres, formam a maior parte do lixo encontrado no oceano. Em algumas regiões, esse elemento corresponde a 80% do lixo marinho.

Além dos problemas ao Meio Ambiente, as pesquisas também apontam que, quando aquecidos, esses copos liberam estireno, ajudando no desenvolvimento de cânceres caso seja ingerido. Além disso, o tempo de decomposição de um copo descartável está entre 250 e 400 anos. Ou seja, muitas gerações passarão e o copo ainda existirá.

Participe você também. Adote seu Copo, tenha uma atitude consciente!

 

Sobre o Programa 8S

O Programa 8S resulta de uma evolução do programa 5S, que foi concebido no Japão, na década de 50, com o intuito de servir de aparato para a reconstrução industrial japonesa, então assolada pela Segunda Guerra Mundial.

O programa foi uma das primeiras ferramentas utilizadas para a melhoria de gestão em indústrias, sendo rapidamente adotado pela iniciativa pública. Este é um conjunto de técnicas que resulta em um bem organizado e completo local de trabalho, com controle visual organizado.

O objetivo do programa 8S é tornar o nosso local de trabalho mais limpo, organizado e seguro, em que o servidor sinta-se confortável consigo e com os demais, respeitando-se a lógica de trabalho de cada um. Tudo isso, além de prover um atendimento diferenciado. Contudo, para que tal ocorra é necessária uma mudança comportamental, envolvendo hábitos e atitudes.

A execução do programa é simples, mas exige o envolvimento de todos, em um aperfeiçoamento contínuo das rotinas de trabalho e da manutenção dos novos hábitos.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: Núcleo de Comunicação da PPPGI
Última alteração em: 17/11/2016 16:54

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão