Prevenção e promoção à saúde do servidor são os objetivos do Programa "UFMA Saudável" Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Prevenção e promoção à saúde do servidor são os objetivos do Programa "UFMA Saudável"

Publicado em: 10/10/2016

A Reitoria e a Vice-Reitoria da Universidade Federal do Maranhão lançarão no dia 24 de outubro, às 10 horas, no auditório Central da UFMA o Programa "UFMA Saudável", aprovado pelo Conselho Universitário, Resolução Nº 256 – CONSUN, em 31 de maio de 2016. 

O Programa, apoiado pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos - PRH, Hospital Universitário - HU e Departamentos da UFMA, tem como finalidade democratizar o acesso do servidor na perspectiva da promoção da saúde, com fins de diagnosticar as alterações físicas, cardiovasculares, fisiológico-metabólicas, psicológicas e neuromusculares, bem como prescrever exercícios para a prevenção/promoção da saúde.

A gestão do Programa é feita por uma comissão, que iniciou suas atividades em março deste ano. Durante os meses de abril e maio foram aplicados questionários aos servidores, por meio do Sigaa, para se ter um diagnóstico de como está a saúde desses servidores. De posse destas informações, foram selecionados os exames, assim como os equipamentos para realização de avaliações médicas, físicas, nutricionais, psicológicas e fisioterápicas.

De acordo com o coordenador do Programa e Assessor do Vice-Reitor, professor Mário Sevílio, o Programa UFMA Saudável se dividirá em dois momentos. "O primeiro momento é a "Avaliação", em que o funcionário passará por cinco categorias profissionais - Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Medicina e Psicologia - em cada uma dessas categorias ele será submetido a uma série de avaliações e exames não invasivos,  como colesterol, glicemia, triglicerídeos, avaliação da dor, eletrocardiograma, espirometria, avaliação da força, da flexibilidade, psicológica, transtorno alimentar, entre outros.

Esta bateria de exames e avaliações vão gerar um laudo, a partir desse laudo, o servidor, será direcionado para o segundo momento, chamado de "Intervenção", de acordo com a  necessidade que a equipe multidisciplinar entender, esse funcionário será encaminhado e terá o acompanhamento dos profissionais específicos da área da saúde.  Em cada três (3) a seis (6) meses, esse servidor, obrigatoriamente será reavaliado, onde serão observados os avanços, se não houver benefícios será feita uma análise de porque isso aconteceu", completou Mário Sevílio.

O Vice-Reitor e Pró-Reitor de Pesquisa, Professor Fernando Carvalho Silva afirma que, "inicialmente mais de 20 profissionais da UFMA estão envolvidos no Programa e que futuramente serão incluídas outras categorias profissionais". O Vice-Reitor agradece aos Departamentos de Educação Física, Medicina, Nutrição e Psicologia pela liberação dos docentes envolvidos no Programa.

O lançamento do UFMA Saudável ocorrerá às 10 h, do dia 24, no auditório central da UFMA. Entretanto a partir das 9 h os profissionais da saúde estarão presentes para realização de avaliações, permitindo ao servidor o conhecimento de alguns exames e testes que serão feitos ao longo de todo o ano. 


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: Núcleo de Comunicação da PPPGI
Última alteração em: 10/10/2016 17:01

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão