I Congresso Brasileiro de Psicoterapias Existenciais e Humanistas Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

I Congresso Brasileiro de Psicoterapias Existenciais e Humanistas

Publicado em: 30/08/2016

SÃO LUÍS – O Auditório Central  da Cidade Universitária do Bacanga receberá, entre os dias 15 e 17 de setembro, o I Congresso Brasileiro de Psicoterapias Existenciais e Humanistas. O evento tem como tema “A patologização da vida e medicalização da existência: articulando sentido” e tem inscrições abertas.

As matrículas podem ser feitas pelo site do congresso até o término das vagas, sendo que 300 primeiros inscritos ganharão o acesso também a dois minicursos com certificado de 40h e um livro autografado de livre escolha do participante, em que terá as opções de obras “Arte e ressonância”, “Solidão e Liberdade” e “Clínica como Exercício Ético dos Encontros Afetivos”.

O Congresso é organizado pelo professor do Departamento de Psicologia da UFMA, Jadir Lessa, e pela professora do Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma), Sumony Faria, junto aos grupos de pesquisa em psicoterapias existenciais e humanísticas de ambas as instituições, com apoio do Conselho Federal de Psicologia.

O evento objetiva problematizar o fenômeno contemporâneo da “patologização” da vida e da “medicalização” da existência, através de uma perspectiva multidisciplinar, favorecendo um ambiente de trocas de saberes e de experiências sobre o tema. Busca também fomentar a discussão sobre o abrangente e emergente tema, ao mesmo tempo em que estimulará novas pesquisas. O interessado ainda pode participar submetendo o seu trabalho em formato de pôster, também no site do evento.

O Congresso Brasileiro também visa integrar as áreas das ciências humanas, sociais e da saúde, em que se exemplifica a psicologia, a filosofia, a sociologia, a medicina, a fisioterapia, a enfermagem, a nutrição, a fonoaudiologia e a Farmácia, dentre outras. “Outro objetivo do evento é provocar novos estudos e discussões que propiciem maior visibilidade das consequências do tratamento medicamentoso, além de distinguir as terapias que comprometem a existência das pessoas daquelas que efetivamente contribuem para a melhora da qualidade de vida das pessoas”, afirma Lessa. 


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: ASCOM/UFMA
Última alteração em: 30/08/2016 17:31

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão