Pesquisadores lançam coletânea sobre artesanato no Maranhão Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Pesquisadores lançam coletânea sobre artesanato no Maranhão

Publicado em: 24/08/2016

 

Na próxima quinta-feira (25/08), às 18h, a Casa do Maranhão (localizada na Rua do Trapiche, Praia Grande) irá abrigar o lançamento do livro Artesanato no Maranhão: práticas e sentidos. A publicação reúne artigos sobre pesquisas desenvolvidas por professores de vários departamentos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), além de egressos do Programa de Pós-Graduação em Design da UFMA.

Artesanato no Maranhão traz múltiplos olhares e um panorama amplo sobre o tema, passando pelas ciências dos materiais, design, sociologia e antropologia, valorizando o caráter multidisciplinar do produto artesanal, a partir de estudos no contexto maranhense. "O fortalecimento das relações entre artesanato e design significa criar oportunidades para a criatividade, para o desenvolvimento de uma sociedade mais humanizada e sustentável", destaca a professora de Design e uma das autoras do livro, Raquel Noronha.

A obra - Artesanato no Maranhão: práticas e sentidos traz 11 artigos distribuídos em quatro partes. Todas destacam aspectos simbólicos relacionados ao mundo do trabalho, à sustentabilidade e ao ensino das metodologias e aprimoramento dos materiais dentro de sala de aula e em contato com artesãos maranhenses. “Os textos representam a visão, o conhecimento e a experiência de profissionais envolvidos com a cultura do artesanato, tendendo a uma percepção complexa e despida de conceitos fechados”, explica Raquel Noronha.

A publicação teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), por meio do Edital do Programa de Apoio à Publicação de Livros, Coletâneas e Catálogos (APUB), da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Conta com prefácio de Ricardo Gomes Lima, gestor do Programa do Artesanato Brasileiro (PROMOART) e com a orelha do livro de autoria da pesquisadora pernambucana Virginia Cavalcanti, coordenadora do Imaginário Pernambucano, um projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco.

Debate – Na quarta-feira antes do lançamento (24/08), serão formados grupos focais de discussão de temáticas relativas às cadeias produtivas dos artesanatos produzidos no estado. O debate será das 9 às 17h, no auditório da Pós-Graduação do Centro de Ciências Exatas e Tecnologias da UFMA (CCET). Os autores do Artesanato do Maranhão integrarão os grupos de trabalho, que acontecem a partir de metodologias de co-criação e design participativo, elicitação com imagens, artefatos e textos para debates. De acordo com Raquel Noronha, não se trata de um modelo tradicional de seminário, no qual um orador principal fala. “Aqui eliminamos hierarquias e os trabalhos serão conduzidos colaborativamente”, afirma. No final do evento será realizada uma atividade de desenho coletivo, como consolidação do debate.

SERVIÇO 
O quê: Lançamento do livro "Artesanato no Maranhão: práticas e sentidos"
Quando: Dia 25 de agosto, às 18h 
Onde: Casa do Maranhão
Quem (autores): Organizadores/autores: Denilson Santos, Raquel Noronha, Luciana Caracas, Glauba Cestari; Autores: Paulo Keller, Patrícia Silva, Márcio Guimarães, Camila Andrade, Samuel Benison, Rosilene de Lima, Joana Golin.
MAIS INFORMAÇÕES: Raquel Noronha: 98119-2128 / raquelnoronha79@gmail.com


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: FAPEMA
Última alteração em: 24/08/2016 16:00

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão