Pesquisa busca mapear locais de maior ocorrência da diversidade de manga no Maranhão Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Pesquisa busca mapear locais de maior ocorrência da diversidade de manga no Maranhão

Publicado em: 21/07/2016

O Brasil é um dos três maiores produtores de frutas do mundo. Produz 43 milhões de toneladas de frutas tropicais, subtropicais e de clima temperado, proporcionando ao país uma grande diversidade de frutas o ano inteiro, muitas delas exclusivas da região. 

No Maranhão, principalmente nos municípios de Matinha e Caxias, existe uma diversidade de frutas exóticas (manga) que fazem partem da paisagem dos biomas maranhenses. Elas foram introduzidas há décadas e aqui encontraram condições favoráveis de clima e solo para se desenvolverem, se estabelecerem e se diversificarem em várias formas, cor, tamanho do fruto e uso.

Diante disso, pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão, em Chapadinha, desenvolveram um estudo com o objetivo de mapear as rotas de maior ocorrência natural da mangueira e caracterizar acessos de manga no Maranhão.

0manga-pesquisa2“Nosso objetivo é obter informações sobre o comportamento dessa fruteira no Maranhão, no qual são encontradas plantas vegetando muito bem, sendo a maioria desse material originário de pés-francos [semente], ou seja, não reproduzem as características das cultivares melhoradas”, explica a coordenadora da pesquisa Maria da Cruz Lima Moura, pós-doutora em Melhoramento Genético de Plantas.

Segundo a pesquisadora, foram realizados estudos biométricos qualitativos e quantitativos para caracterizar os acessos coletados quanto à cor da casca e da polpa do fruto, firmeza, formato, aderência da casca, aroma, fibra, degustação, suculência, embrionia, comprimento, peso, diâmetro, peso da casca e teor de sólidos solúveis totais.

“Há variabilidade genética nos tipos de manga coletados no Maranhão com características agronômicas desejáveis e frutos dulcíssimos, contribuindo para diminuir a vulnerabilidade da espécie existente atualmente nas grandes áreas de cultivos monoclonais [pomares comerciais]. Essa pesquisa permitiu a confecção de uma coleção in vivo na Universidade”, afirma a engenheira agrônoma Maria Moura.  

De acordo com a coordenadora, o principal benefício desta pesquisa foi resgatar, identificar e quantificar a biodiversidade dessas fruteiras existentes no Maranhão e obter subsídios para direcionar as pesquisas para fortalecer o sistema de produção, comercialização e consumo com reflexos na melhoria da saúde pública.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: FAPEMA
Última alteração em: 21/07/2016 10:21

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão