Entrega de certificados do Projeto Formação do Discente Pesquisador ocorreu nesta terça Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Entrega de certificados do Projeto Formação do Discente Pesquisador ocorreu nesta terça

Publicado em: 25/05/2016

SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão realizou, nesta terça-feira, 24, a cerimônia de entrega dos certificados do Projeto Formação do Discente Pesquisador. Ao todo, 32 alunos receberam o certificado que representa a capacitação em ações voltadas para o desenvolvimento da pesquisa, desde a preparação do currículo e do projeto de pesquisa até a forma como devem se apresentar em congressos e eventos. O evento ocorreu às 16h, no auditório Multimídia da PPPGI, no Centro de Estudos Básicos (CEB Velho), na Cidade Universitária Dom Delgado. 

Estiveram presentes compondo a mesa de abertura do evento, o Vice-Reitor da e Pró-Reitor de Pesquisa da UFMA, Professor Fernando Carvalho Silva; a Pró-Reitora de Ensino, Professora Isabel Ibarra; a coordenadora do projeto discente pesquisador, Professora Cláudia Pecegueiro; o diretor da divisão técnica de extensão, Professor Antonio Evaldo Almeida Barros e o Professor do Departamento de Educação II, João Batista Bottentuit Júnior.

O Projeto Formação do Discente Pesquisador busca diferentes recursos teóricos, técnicos e metodológicos a fim de proporcionar aos estudantes da UFMA, e de demais instituições de ensino superior do estado do Maranhão, meios para uma capacitação mais densa.

Segundo a coordenadora do projeto, Claudia Pecegueiro, o ensino superior brasileiro trabalha com a formação docente a partir do tripé ensino, pesquisa e extensão e busca formar profissionais com autonomia intelectual, postura ética e social. Nesse cenário, o ensino de graduação visa a formação de profissionais competentes com capacidade crítica e atuante, portanto, requer diretrizes que norteiem o desenvolvimento do atual processo.

“Nesse contexto o Projeto Formação do Discente Pesquisador, de caráter extensionista, pretende desenvolver, num período de 12 meses, de forma semi-presencial, duas turmas com cursos de capacitação para formação de discentes pesquisadores”, contou a coordenadora.

O projeto também oportuniza aos alunos desenvolver atividades de pesquisa com o intuito de contribuir com a formação inicial, possibilitada pela inserção no cursos de formação de 60 horas de aulas, nos seguintes módulos: “Preenchimento do currículo lattes”, “Elaboração de projetos de pesquisa”, “Citações e referências”, “Estatística”, “Desenvolvimento de artigo científico”, “Apresentações em eventos: resumo, resumo estendido, banner e oratória”.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: ASCOM/UFMA
Última alteração em: 25/05/2016 14:27

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão