Vice-Reitor participa de workshop sobre Propriedade Intelectual Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Vice-Reitor participa de workshop sobre Propriedade Intelectual

Publicado em: 05/05/2016

Pesquisadores, empreendedores, comunidade acadêmica e representantes do Governo reuniram-se nesta quarta (04), no Rio Poty Hotel, para a abertura do workshop “A Importância do Sistema de Propriedade Intelectual para o Fomento da Inovação no Estado do Maranhão”, promovido pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Indústria e Comércio (Seinc), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

O evento tem como objetivo potencializar a divulgação de pesquisas produzidas no Maranhão e sensibilizar pesquisadores para a importância da proteção de suas criações. “Esse evento tem uma importância extrema, pois consegue fazer com que a produção científica se aproxime da produção do mercado, da sociedade. Ele trabalha na linha da transferência da tecnologia e conhecimento”, afirmou o professor Alex Oliveira, diretor presidente da FAPEMA.

A propriedade intelectual, além de proteger a invenção, possibilita a visibilidade do conhecimento produzido no âmbito acadêmico e pelos inventores independentes, para que assim o invento possa chegar à sociedade. Para o secretário Jhonatan Almada, titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, é necessário construir uma agenda e mecanismos que integrem universidade e mercado. “Ao discutir esse tema, a Secti, FAPEMA e Seinc avançam na construção de uma agenda integrada que permite valorizar o pesquisador, sua pesquisa e que essa pesquisa tenha um impacto no mundo produtivo.”

Para a comunidade acadêmica, investir em novos ramos tecnológicos é fundamental. "Esse evento é de grande importância para a Inovaçao Tecnológica, pois tem como objetivo  divulgar as patentes dos invetores do Maranhão ampliando as possibilidades de transferência de tecnologia para as empresas maranhenses", explica Fernando Carvalho, Vice-Reitor da Universidade Federal do Maranhão.

Na abertura, os presentes visitaram stands e a exposição de pesquisas e produtos maranhenses, além de participarem do lançamento dos Editais NIT e PATENTES e a apresentação do edital SENAI SESI de Inovação 2016. O secretário da Secretaria de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, espera que a iniciativa se repita assiduamente. “Esse workshop é um reconhecimento aos nossos pesquisadores e aos empreendedores que pretendem impulsionar a economia e o mercado”, afirmou. Para ele, o evento pode atrair a comunidade acadêmica e servir de estímulo para que idealizadores sintam orgulho e até possam comercializar seus inventos, gerando mais emprego e renda.

Editais NIT e PATENTES 

O diretor presidente da FAPEMA, prof. Alex Oliveira, juntamente com o secretário de ciência, tecnologia e inovação, Jhonatan Almada, assinaram, no Workshop de Propriedade Intelectual, um edital sobre o núcleo de Inovação Tecnológica nas universidades (Edital NIT) e outro de apoio a registro de patentes (Edital PATENTES), visando à redução de custos do registro e fomentando a propriedade intelectual.

De acordo com o professor Alex, a FAPEMA irá destinar R$ 200.000,00, através do Edital NIT, para fomentar a criação, estruturação e manutenção dos Núcleos de Inovação Tecnológica, bem como capacitar suas equipes, apoiar a gestão do processo de inovação, proteção à propriedade intelectual e à comercialização dos resultados das pesquisas desenvolvidas no Estado.

Já o Edital PATENTES destinará R$ 150.000,00 para fomentar a proteção, a valorização, e a disseminação do conhecimento tecnológico e da pesquisa científica gerada no Estado, contribuindo para os depósitos de patentes e transferência de tecnologia.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: FAPEMA, com informações da PPPGI
Última alteração em: 09/05/2016 10:51

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão