Professor catalão ministra palestra sobre mudanças climáticas e assina convênio Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Professor catalão ministra palestra sobre mudanças climáticas e assina convênio

Publicado em: 05/02/2016

SÃO LUÍS – Na última quarta-feira (03), no Auditório Central da cidade Universitária,  ocorreu  a palestra do diretor do Instituto Catalão de Pesquisas sobre a Àgua (ICRA), Damiá Barceló Cullerés, com o tema “Mudanças climáticas, o problema da escassez da água e dos contaminantes emergentes”. Após a conferência, o diretor assinou convênio entre a Universidade Federal do Maranhão e o Instituto Catalão de Pesquisas sobre a Água.

O cientista mostrou de que forma os fatores ambientais, tais como a elevação da temperatura causada pelas mudanças climáticas e fatores de stress químico, podem afetar a estrutura e o funcionamento dos biofilmes e, consequentemente, afetar toda a biota dos ambientes aquáticos.

Segundo Cullerés, a maioria dos ecossistemas está exposta, simultaneamente, a vários fatores de stress. "Alguns desses fatores como a escassez de água podem limitar a biodiversidade e as atividades econômicas em regiões inteiras”, disse. O palestrante ainda explicou que isso é mais impactante em regiões semiáridas, caracterizadas por rios com caudais muito variados, aparecimento de rios com baixos caudais ou, ainda, rios intermitentes.

Um dos maiores expoentes da atualidade, no que se refere a contaminação de água, Damiá Barceló Cullerés, abordou exemplos do risco associado aos contaminantes emergentes e a nanomateriais, presentes em bacias hidrográficas de rios mediterrâneos afetados pela escassez da água.

Estiveram presentes na cerimônia o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e vice-reitor da UFMA, Fernando Carvalho; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema­), Alex Oliveira; a professora do Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente, Teresa Cristina Rodrigues dos Santos; e outras autoridades ligadas ao saneamento e meio ambiente.

Convênio

O convênio assinado entre a UFMA e o Instituto Catalão de Pesquisas sobre a Água, visa aumentar parceria em relação à mobilidade de alunos e professores à instituição catalã. De acordo com o vice-reitor da UFMA, Fernando Carvalho, o convênio também objetiva realização de parceria com vista em projetos que possam beneficiar o Maranhão. “Além de mobilidade acadêmica, este acordo se estende para a realização de grandes projetos conjuntos, para que possamos trazer os conhecimentos do professor Barceló e sua equipe para auxiliar o Maranhão, principalmente na questão ambiental”, adiantou.

O Instituto Catalão de Pesquisas sobre a Água é voltado basicamente para a questão da pesquisa sobre a água, e isso envolve várias áreas de conhecimento como Biologia, Química, Meio Ambiente, Geografia e outras áreas afins na parte científica.

Para Damiá Cullerés, este convênio beneficia as duas instituições, principalmente no que diz respeito ao uso de tecnologia. “Este convênio pode melhorar muita coisa, porque podemos introduzir as tecnologias da Espanha aqui, assim como manejar e gerir a bacia hidrográfica”, afirmou.

Cullerés também acredita que este convênio possa contribuir  muito no sentido de melhorar as condições para prevenir as alterações climáticas, melhorar a recuperação do meio ambiente após impactos de contaminação e falta de água, preservar o litoral e, principalmente, o ecossistema maranhense.

 


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: ASCOM/UFMA
Última alteração em: 05/02/2016 14:00

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão