Discente de Medicina da UFMA ganha prêmio internacional por pesquisas sobre ovários policísticos Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Discente de Medicina da UFMA ganha prêmio internacional por pesquisas sobre ovários policísticos

Publicado em: 04/02/2016

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Departamento de Ciências Fisiológicas, recebe mais uma premiação, ganhando destaque internacional. O estudante Renato Gaspar, do 10° período de Medicina, foi contemplado com o Prêmio "Novel Disease Model Award for Predoctoral Students" - concedido pela American Physicological Society (EUA). O prêmio será entregue no Congresso Experimental Biology 2016, no período de 02 a 06 de abril, em San Diego nos Estados Unidos.

Desenvolvido sob orientação do professor Marcus Paes, o projeto tem como objeto de estudo a síndrome dos ovários policísticos, através de um modelo animal. Segundo Renato, o artigo busca propor um novo modelo para o entendimento de uma doença, correlacionando dois sistemas: metabólico (obesidade, diabetes) e reprodutivo (infertilidade, fisiologia ovariana).

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), é a doença endócrina mais frequente em mulheres. O distúrbio provoca alterações nos níveis hormonais, ocasionando a formação de cistos nos ovários. Emocionado, o discente, confessa que não esperava ser premiado. "Quando submetemos a proposta, tivemos pouco tempo para pensar, e realmente foi uma surpresa muito grande. Submetemos o resumo, me inscrevi no prêmio e nunca imaginei que ganharia".

O professor do Departamento de Ciências Fisiológicas, Marcus Paes, explica a importância da premiação para granduandos de escola médica, em formação. "Realmente pretende valorizar estudantes que estão no ínicio da sua carreira científica. Esse prêmio é um reconhecimento pelo trabalho sério e dedicado que o Renato tem tido no laboratório, ele só vem confirmar que quando um estudante efetivamente trabalha de acordo com aquilo que está proposto, sem fazer corpo mole, o reconhecimento chega, e chega com bastante frequência".

Funcionamento do método premiado:

O método utilizado foi o MSG (L-gutamato monossódico) - sódico do ácido glutâmico. O sal é aplicado em ratos récem-nascidos e esses animais são acompanhados até a fase adulta, cerca de 60 dias. As fêmeas começam a apresentar obesidade, diabetes melitus 2 e triglicérides alto, de acordo com o panorama metabólico. Do ponto de vista reprodutivo, elas apontam ciclos desequilibrados, tal como as mulheres que sofrem da Síndrome dos Ovários Policísticos. Depois, as ratas acabam manifestando o distúrbio SOP, tendo compatibilidade com as mulheres.

 


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: BEATRIZ ABRANTES
Última alteração em: 04/02/2016 14:47

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão